Iluminismo ou Ilustração
Movimento intelectual que apresenta o pensamento da burguesia nos campos da política, da sociedade, das ciências, da economia etc. Seus princípios dão base à civilização ocidental moderna e vão originar, mais tarde, tanto o Capitalismo Liberal quanto o Socialismo.
DEFENDIA: O Liberalismo Político, o Liberalismo Econômico, a igualdade jurídica, a liberdade de opinião e de expressão, a propriedade privada, a educação e a saúde públicas, a liberdade religiosa, o deísmo, o tratamento digno aos presos, a crença no otimismo, etc.
COMBATIA: O Absolutismo Monárquico, o Mercantilismo, a intolerância religiosa, a tortura, a superstição etc.
PRECURSORES: Viveram na Inglaterra, no século XVII: John Locke (Segundo Tratado do Governo Civil), Newton (Teoria Mecanicista do Universo), Renée Descartes (O Discurso Sobre o Método).
PRINCIPAIS FILÓSOFOS: Viveram na França, no século XVIII: Barão de Montesquieu (O Espírito das Leis, Cartas Persas), François-Marie Arouet ou VOLTAIRE (Cartas Inglesas, O Dicionário Filosófico, Tratado sobre a Tolerância, Cândido) Jean-Jacques Rousseau (Discurso Sobre a Origem das Desigualdades Entre os Homens, O Contrato Social, Emílio).
OS ENCICLOPEDISTAS: Denis Diderot e Jean D’Alembert organizaram e publicaram a Enciclopédia Francesa, uma obra que pretendia conter todo o conhecimento nas diversas áreas e que contou com a participação de muitas pessoas.
TEORIAS ECONÔMICAS
ESCOLA FISIOCRATA (FISIOCRACIA): Defende a economia natural e que a agricultura era a principal atividade; destacam-se François Quesnay, Vincent Gournay (criou o Princípio do Laissez Faire), Turgot, Necker.
ESCOLA CLÁSSICA OU DE MANCHESTER: Defende o Liberalismo Econômico (a não-intervenção do Estado na economia) criado por Adam Smith (A Riqueza das Nações), destacam-se, ainda, David Ricardo (Lei Férrea dos Salários), Thomas Malthus (Ensaio sobre o Princípio da População).
O DESPOTISMO ESCLARECIDO (ABSOLUTISMO ILUSTRADO)
Governantes de países atrasados, que ainda não se haviam modernizado, adotaram algumas idéias Iluministas e as fundiram com práticas absolutistas. Frederico II (Prússia), José II (Áustria), Catarina II (Rússia), Marquês de Pombal (Portugal), Conde de Aranda (Espanha).
OBS. Há um iluminista tardio, já que viveu no século XIX, chamado IMANNUEL KANT (A Crítica da Razão Pura, A Crítica da Razão Prática, Fundamentação da Metafísica dos Costumes).